segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Gamificação: Estratégias de jogos no ensino

Algumas vezes o termo Gamificação é associado à criação de jogos, no entanto, é importante salientar que "gamificar" em educação significa utilizar estratégias de jogos no processo de ensino e aprendizagem, buscando maior engajamento e motivação dos alunos. No vídeo Gamificação 1 do canal Lu Criativa, foi proposta uma plataforma de criação de jogos, Criaterria, com o objetivo de proporcionar a familiarização com as estratégias de games, mas é importante frisar que, criar jogos não é propriamente o que caracteriza a Gamificação. 
Como uma metodologia, no âmbito das Metodologias Ativas, a Gamificação pode ser um elemento motivador, tornando as prática pedagógicas mais inovadoras, considerando o aluno o sujeito central no processo de aprendizagem, como aquele que constrói. É possível adotar tais estratégias propondo atividades, por exemplo, em que sejam organizadas com níveis aos quais os alunos vão vencendo etapas, inclusive de forma colaborativa, para alcançar o nível seguinte, respeitando sempre a idade e o nível de desenvolvimentos dos alunos.
Ao longo das nossas discussões, vamos trazer algumas propostas de atividades envolvendo a Gamificação. 

1 comentário:

  1. Isso é o máximo! Percebo que os joguinhos, como eles dizem, são o atrativo que faltava pra aprendizagem ganhar significados. Eles não esquecem mais após uma atividade em forma de game.

    ResponderEliminar