sexta-feira, 20 de março de 2020

Khan Academy: Um ambiente virtual que oferece recursos diversos, a partir de algumas estratégias de gamificação.






Para quem já se preocupa com a possibilidade de ministrarmos aulas em um ambiente virtual, assista ao vídeo do Canal Lu Criativa. Nele compartilho com vocês a experiência de uso dos recursos do ambiente Khan Academy.
Independente do recurso adotado, é importante que o professor observe que um ambiente virtual para o ensino à distância não é e não pode ser meramente um repositório de arquivos e conteúdos, mas deve ser um espaço virtual interativo, com base em uma metodologia que concebe o aluno como protagonista de sua aprendizagem. Nesse contexto, o papel docente é de essencial relevância.
É pertinente também ressaltar uma preocupação que devemos ter com relação ao fato de que, embora a realidade de utilizar recursos digitais nas salas de aula e nas práticas de ensino seja uma constante necessária há certo tempo, infelizmente, só tem sua relevância reconhecida atualmente diante do atual contexto de uma pandemia que alterou por completo a rotina das pessoas. 
O questionamento que se faz é: Como inserir pais, alunos e professores numa dinâmica de ensino e aprendizagem pautada numa prática de ensino à distância, adotando recursos tecnológicos, se a maioria das comunidades escolares ainda estão acostumadas ao ensino tradicional?
Adotar as tecnologias nas práticas pedagógicas vai muito além de inserir um aplicativo ao cotidiano escolar ou disponibilizar internet. Trabalhar, ensinar e aprender num ambiente virtual de aprendizagem é muito mais que disponibilizar materiais e prever datas para fechamento de atividades.
Nesse momento, toda atenção deve ser dada ao professor e à equipe pedagógica, pois construir e gerenciar um processo de ensino e aprendizagem no espaço virtual requer o ensinar a ensinar e o ensinar a aprender.
Assim, somos uma rede em constante aprendizado.

No vídeo a seguir, compartilho o ambiente Khan Academy que disponibiliza recursos diversos, possibilitando a interatividade, a partir de algumas estratégias de gamificação. 
Em publicações posteriores, falaremos mais sobre essa modalidade de ensino.







Sem comentários:

Enviar um comentário