quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Reflexão: Ambiente alfabetizador

Muito tem-se falado e buscado o chamado "ambiente alfabetizador", tem-se vistos espaços cada vez mais criativos e coloridos, salas de aulas cada vez mais elaboradas. No entanto, o que precisamos refletir é se esses ambientes têm sido de fato alfabetizadores.

Como proposto por Emilia Ferreiro (2007), o aluno precisa ser incentivado e encorajado a trilhar seu caminho na alfabetização, portanto tudo aquilo que se planeja ao processo de construção e da aquisição da leitura e escrita deve vislumbrar esse princípio. Segundo Emília Ferreiro (2007), ambiente alfabetizador requer  a sala de aula organizada de maneira que esta ofereça recursos que favoreçam a aquisição de conhecimentos.

Assim, podemos entender que o ambiente alfabetizador precisa ser construído de modo a ser permissível ao aluno interagir com os recursos diversos oferecidos pelo professor: "cantinho da leitura, caixa musical, sequência numérica, chamadinha, brinquedoteca" e mais uma infinidade de estratégias que deixam o ambiente acolhedor e interessante.

Por que não, ao pensar em um cartaz, confeccionar junto com a turma?

Por que não construir o alfabeto da sala de aula de modo concreto com os alunos?

Por que não trabalhar substantivos próprios, por exemplo, introduzindo a importância das iniciais maiúsculas com o quadro de chamada da sala de aula com os nomes dos alunos?

A aprendizagem só ocorre de fato se o que se produz for significativo. Aprendizagem e significado.

Em suma: por mais bonito que um ambiente seja, ele só é alfabetizador se ao aluno for oportunizado e estimulado a construir significados que lhe levarão a apropriar-se dos conhecimentos.

Segue um exemplo simples: um alfabeto construído com os alunos.
Cada saquinho com a letra tem dentro objetos ou figuras cujos nomes iniciam a referida letra. Foi um trabalho realizado em vários dias.Embora o alfabeto estivesse já exposto na sala de aula, penso ser muito significativo um alfabeto construído com os alunos. Ao longo dos dias cada saquinho era pendurado no varal:




Sem comentários:

Enviar um comentário